sexta-feira, 31 de julho de 2015

Eat Love - Comer fruta ou beber sumo?

Via Pinterest


É sempre uma problemática no que toca a esta questão entre comer a fruta ou beber o seu sumo. Será a mesma coisa? Teremos nós os mesmos benefícios quando comemos uma laranja e quando bebemos o seu sumo?
A resposta aqui é simples: não!

Podem pensar que isto é apenas um preciosismo, mas a verdade é que o impacto de um sumo ou de uma peça de fruta no nosso organismo é totalmente diferente.

Quando comemos uma peça de fruta para além de esta conter o seu açúcar natural (a frutose), contém também vitaminas e fibras, fibras estas que vão ajudar a atrasar a digestão da dita peça.  O açúcar vai demorar mais tempo a chegar à corrente sanguínea e por isso vamos sentir-nos saciados durante mais tempo.

Pelo contrário, quando bebemos o sumo dessa mesma fruta, principalmente se o fizermos numa máquina que separe a polpa do sumo, a fibra irá ficar contida do lado da polpa, deixando o sumo totalmente desprovido de fibra embora continue a conter o açúcar (frutose), as suas vitaminas e minerais.
O que acontece quando não consumimos a fibra? A digestão irá ser muito mais rápida fazendo com que o açúcar chegue mais rapidamente à corrente sanguínea, provocando assim um pico de glicémia (subida de açúcar no sangue). Este pico de glicémia irá ser seguido por uma descida abrupta causando um consequente aumento do apetite. 
Nunca sentiram, quando bebem um sumo isoladamente, uma fome repentina? É exactamente o efeito que o açúcar tem no nosso organismo quando entra rapidamente na corrente sanguínea.

Resumindo, devemos beber sumos de fruta? Devemos claro, mas sempre que pudermos que sejam triturados numa liquidificadora que não separe a polpa do sumo, para conseguirmos ficar saciados durante mais tempo e para não sentirmos o efeito do tal pico de glicémia no sangue. 

Portanto devemos beber mais batidos do que sumos e quando bebermos sumos talvez seja boa ideia juntar umas sementes ( de chia ou linhaça por exemplo) para ajudar a introduzir mais fibra no organismo.

E sempre que pudermos optar, devemos comer a fruta inteira, a forma mais fácil e prática de a consumir!

Fontes
http://www.whfoods.com/


Visitem o EATLOVE no Facebook e façam like se gostarem das nossas receitas!

Para subscrever o canal Youtube clique aqui! 


Podem também seguir o Instagram @eatlovewithlove


Sem comentários:

Enviar um comentário