segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Eat Love - Granola Bars!


Parece que o tempo e a idade nos faz questionar certos e determinados pormenores da vida quotidiana. Pequenos apontamentos sem os quais poderíamos muito bem continuar a nossa vidinha, mas assim que se nos entranham na cabeça não nos largam até conseguirmos concretizá-los. 
Vou partilhar a minha mais recente receita cuja introdução - acima mencionada - nunca esperei sair tão filosófica.
Já aqui falei de cereais feitos em casa; de granola; de iogurte com granola; de queijo com granola e agora lá vem mais outra receita cuja base é muito semelhante à dita cuja (prometo que as próximas 5 receitas não vão ter granola à mistura sob pena de vos transformar em piriquitos).
Há muito tempo que andava curiosa por fazer barras de cereais em casa e nem andava a dormir bem enquanto não as fiz (um pouco de exagero não faz mal a ninguém). E nunca, jamais na minha vida imaginei ser tão básico e tão mais saudável!
As vantagens: são feitas com ingredientes personalizados, escolhidos por nós, sem aditivos, corantes e conservantes que só nos fazem mal.
As desvantagens: não é como pegar numa caixa da prateleira do supermercado e guardar na dispensa e também não duram meses guardadas (a não ser que as congelem), mas qualquer leigo em nutrição sabe que normalmente aqueles que duram mais tempo intactos são também aqueles que estão impregnados em conservantes  que lhes conferem aquele sorriso cintilante e envernizado!
Passo então a partilhar as maravilhosas imagens que consegui captar das minhas meninas!



photographs by samcmurray



Ingredientes secos

* Farinha integral (1 copo médio)

* Aveia (1 copo médio)

* Sementes de linhaça (uma mão cheia)

* Sementes de girassol (uma mão cheia)

* Sementes de sésamo ( uma pitada)

* Amêndoa laminada( uma mãe cheia)

* Côco ralado ( q.b.)

*  Canela (q.b.)


Ingredientes líquidos

* Mel (1 copo médio)

* Azeite (uma colher de sobremesa)

* 1 ovo

Misturar os ingredientes secos  e os ingredientes líquidos separadamente em duas taças. Incorporar as duas misturas numa só taça. A mistura tem de ficar espessa, tipo papa! Espalhar a mistura num pirex rectangular para ir ao forno, de modo à mistura ficar com 2 cm de espessura aproximadamente. Levar ao forno ( 180º) 20 min aproximadamente (dependendo do forno), mas já sabem que está pronto quando o topo ficar douradinho como na fotografia.
Retirar do forno e deixar arrefecer (completamente!!) antes de cortar à fatias com uma boa faca!

Podem embrulhar em papel vegetal ou papel de alumínio e levar para onde vos bem apetecer! :)

Nota: experimentem colocar umas pepitas de chocolate preto! Ou então amendoim! Deve ficar delicioso!!

Gostava de saber como correram as vossas receitas e que as partilhassem na nossa página de Facebook! Que tal a ideia?

Visitem o EATLOVE no Facebook e façam like se gostarem dos nossos temas!