quarta-feira, 30 de abril de 2014

Eat Love - Nutri Tip #6

Via Pinterest


Uma nova pesquisa demonstrou que a gordura saturada constrói mais gordura e menos músculo do que a gordura polinsaturada. 
Este foi o primeiro estudo em humanos a demonstrar que a composição em gordura dos alimentos não só influencia os níveis de colesterol sanguíneo e risco cardiovascular mas também determina o local do corpo onde a gordura será armazenada.

O estudo envolveu 39 adultos jovens, homens e mulheres normoponderais, que consumiram 750 kcal extra por dia, durante 7 semanas. Metade dos participantes consumiam as calorias extra na forma de muffins ricos em gordura polinsaturada (óleo de girassol), enquanto que o outro grupo consumia na forma de gordura saturada (óleo de palma). Ambas as dietas continham a mesma quantidade de açúcar, hidratos de carbono, gordura e proteína, a única diferença entre os muffins era o tipo de gordura. 

Apesar de aumentos de peso comparáveis ente os 2 grupos de dieta, o consumo extra de gordura saturada causou um aumento marcado na quantidade de gordura no fígado e zona abdominal (em particular a gordura que envolve os órgãos internos, a gordura visceral), em comparação com o consumo extra de gordura polinsaturada. 

Estas descobertas podem ser importantes para indivíduos com doenças metabólicas como a diabetes, na qual a gordura visceral associada a uma maior proporção de gordura no fígado está associada a um maior risco de desenvolver a doença. 


Maria Travassos

Sigam a minha página aqui!





Source: Uppsala University. (2014, February 24). Abdominal fat accumulation prevented by unsaturated fat. ScienceDaily. Retrieved March 12, 2014 from www.sciencedaily.com/releases/2014/02/140224110017.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário