segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Eat Love - Como aumentar o metabolismo?

Via Pinterest

Parece que os 30 me atingiram a sério e agora não consigo parar de vos chatear com estes artigos super detox! Mas é mesmo assim! Andava muito desaparecida e a verdade é que escrever sobre estes assuntos sempre me deu um gozo gigantesco. Não só fico motivada a seguir os meus planos como deve ser, como também já percebi que é este tipo de dicas que vocês mais querem no início do ano, para poderem esquecer as asneiradas que fizeram o mês passado!

Aqui vai mais um must read para quem quer acelerar o metabolismo! Espero que gostem!

Termogénicos naturais 

São ingredientes que podemos consumir e que promovem o aquecimento corporal e aumentam o metabolismo levando a uma queima mais rápida de calorias. 

Exemplos: Canela, gengibre, malagueta, pimenta cayenne, pimenta preta.

Podem ser usados em bebidas, sopas e outras receitas ao vosso gosto! 

Fazer várias refeições ao dia

Ao contrário do que se possa pensar, optar por uma dieta demasiado restrita pode ser prejudicial a quem deseja perder peso. O nosso organismo é uma autêntica máquina e assim que sente que está a ser privado de calorias diminui o metabolismo fazendo com que o corpo demore mais tempo a perder peso.
Muitas vezes consumir calorias a menos  pode ter este efeito no nosso organismo e por isso devemos fazer várias refeições (5 a 6) ao longo do dia a fim de acelerarmos o metabolismo e prevenir o armazenamento de gordura.
É claro que cada caso é um caso e o melhor é marcar uma consulta com um nutricionista a fim de sabermos quantas calorias devemos ingerir diariamente de acordo com o nosso estilo de vida.

Vigiar a tiróide

A tiróide é uma glândula que se encontra situada no pescoço e produz hormonas responsáveis pelo aumento e taxa funcional de vários sistemas no nosso corpo. Muitas vezes, e principalmente no público feminino, existe um descontrolo na produção dessas mesmas hormonas, levando ao nosso organismo baixar ou aumentar em demasia o seu metabolismo gerando um aumento ou diminuição de peso e outros sintomas desagradáveis. É importante fazermos um check up anual (basta pedir ao médico para fazer exame à tiróide juntamente com as análises) a fim de percebermos se está tudo sob controle!


Exercício físico

O segredo de um metabolismo rápido é dizer adeus ao sedentarismo! Procurarmos equilibrar as horas sentados na secretária com umas horas de ginásio ou de corrida, trocar o carro pela bicicleta ou até ir a pé aos sítios que estejam perto de casa são truques que podemos ter na manga para acelerarmos o nosso organismo e a queima de calorias/gordura.

Exemplos: Caminhadas; corridas; aulas de rpm ou spinning (2 a 3 vezes por semana).


Construir músculo

Decidi separar este sector do exercício físico dado ao grande problema que a maior parte das mulheres têm com a musculação. Se existe algum tecido no nosso corpo que consome grande quantidades de energia para se manter vivo, é o tecido muscular. O músculo ou massa magra é responsável pelo suporte do nosso corpo, ele protege os nossos ossos, os nossos tendões e os nossos orgãos. Precisamos dele em tocas as tarefas diárias e muitas vezes é pela falta de exercício muscular que sofremos lesões e não conseguimos executar algo tão simples como carregar um par de sacos de compras sem nos queixarmos de dores aqui e ali. Meninos e meninas...principalmente meninas, façam musculação!! Não tenham medo de ficar com corpulentas e parecidas com homens pois isso não vai acontecer. O músculo é necessário não só para suportar o nosso corpo como também para queimar mais calorias. Mais músculo = mais calorias queimadas = menos massa gorda.

Duche frio

Este truque torna-se complicado no inverno, mas se tivermos a casa de banho aquecida é fácil! Ligar o chuveiro na água fria depois de um banho quente ajuda a acelerar o metabolismo, a acordar e há quem diga que até tonifica os músculos e promove a circulação! Atenção, não o façam após uma refeição!

Chá Verde

Já devem estar fartos que vos fale de chá verde, mas não poderia deixá-lo de parte neste artigo pois é dos mais importantes agentes aceleradores de metabolismo de sempre! Dá energia, ajuda na queima de gordura, é diurético (elimina toxinas rapidamente) e promove o anti envelhecimento graças aos seus antioxidantes naturais.

Dica: Ferver 1 l de água e deixar arrefecer até ao 80º ( a água a 100º pode estragar as propriedades do chá). Deitar num bule com uma ou duas saquetas de chá verde e esperar 10 minutos até retirar as saquetas. Beber duas a 3 chávenas por dia, de preferência de manhã e nunca depois das 16 pois pode alterar a qualidade do sono.

NOTA: Todas estas dicas não dispensam a visita a um médico, profissional de saúde ou uma conversa com um treinador competente!

Visitem o EAT LOVE no Facebook e façam like se gostarem das nossas receitas!

Para subscrever o canal Youtube por favor clique aqui! 


Podem também seguir o Instagram @eatlovewithlove